segunda-feira, 7 de julho de 2008

Aventuras Amazônicas -Presidente Figueiredo -AM

No mês passado, eu estive em Manaus com minha mãe por 4 dias..., e fiz um passeio a presidente figueiredo(cidade com mais 100 cachoeiras e várias cavernas...local fantástico) , minha mãe ficara no hotel por indisposição, então fui eu sozinho, mais alguns brasileiros, 2 arabes e 3 espanhois.
O local realmente impressionou pela cor escura avermelhada da água, pelo aroma intenso de chá no ambiente, ou pelas fantasticas quedas d'água que misturavam em si o verde da mata, o rubro da água, e o azul do ceu e branco da pressão de suas águas.
Depois de um dia cheio, nadando nos rios...., fazendo tirolesa(na cachoeira do santuário),pegando trihas e comendo coisas com pirarucú ou cupuaçu no meio.....enfim regressavamos para Manaus 107 quilômetros ao sul, as coisas já não estavam 100 porcento...o ar condicionado já estaa falhando, e o dia já havia escurecido,cupuaçu no meio.....enfim regressavamos para Manaus 107 quilômetros ao sul, as coisas já não estavam 100 porcento...o ar condicionado já estaa falhando, e o dia já havia escurecido, o farol do carro começou a falhar....até falhar d vez...o que chamou a atenção do Arabe( cuja a esposa sofria com aquele veu) e ele mandou ordernar imediatamente o micro- ônibus, afinal onde já se viu andar andar na escuridão em uma rodovia movimentada no meio da selva amazônica, paramos e descemos.
O Micro- onibus já não tinha mais jeito, paramos em frente a outro carro quebrado, este vindo de Roraima, talvez o que me impressionou, não há postos entre essas cidades, o celular não pegava, estavamos parados no meio da selva amazônica sem poder voltar pro hotel e já era de noite a essa altura, nossa primeira atitude desesperada neste instante foi pedir carona, eu até´aquele instante já havia me tornado o tradutor automático para os espanhois...que já sabiam disso pois conversamos muito antes do ocorrido.
No momento do desespero e sem carona, lembrei da historia da menininha que estava junto com os tios nos arredores de Belo Horizonte, quando sofreu um acidente, e o carro cai despenhadeiro abaixo, os tios ficaram gravemente feridos, a prima presa nas ferragens não podia fazer nada, estãõ ela subiu pra pedir socorro, mas ninguém socorria, e esperou por 72 horas até finalmente socorrer, e enquanto isso, os tios haviam morrida, mas a prima foi resgatada.
E naquele momento tão tranquilo eu contei esssa historia pros espanhóis, mas eles reagiram super bem....tiraram fotos pedindo carona, haja bom humor.
Interessante que aquela altura haviam vá´rias pessoas preocupadas com horario, eu por que mu voo saia mia noite de lá, os espanhóís porque veriam um musical no Teatro Amazonas as 20h(não sei se conseguiram), e minha mãe nervosa com o filho sumido dela.
e quando menos esperávamos um carro parou e deu carona pro nosso guia, (que iria ligar pro hotel pedindo um novo ônibus e nós ficariamos sozinhos e esperando no meio do nada....
Pois bem, depois de mais algum tempo, persistimos na carona, o povo as vezes ia devagar e sacaneava a gente, a fala sério!
Engraçado que naquela hora falavamos uns pros outros não entre muito na estrada os carros podem te atropelar, e quando saimos das estrado,era cuidado com o mato a noite, repleto de cobras, é eu sei aquele lugar era um buraco!
Um onibus resolveu parar para dar carona pra nós, mas era um ônibus estranhissímo, com muitas pessoas estranhas e aparentemente alcoolizadas dentro, logo todos os brasileiros se recusaram a entrar, e de imediato os 5 estrangeiros subiram, daí subiu a minha cabeça o que poderia acontecer com 5 estrangeiros que não falavam português num onibus cheio de gente estranha e babada, putz melhor não arriscar, alguém converso com o motorista do onibus estranho e este concordo em nos guiar, sendo a nossa luz( sem lanterna eh foda), daí eu naquele instante foi tradutor automatico para 2 línguas, o inglês para os Arabes, e o espanholpara os espanhois, tudo pra dizer que era melhor todos nos entrar no micro- onibus de volta, jah que o onibus stranho seria nossa luz, e eles concordaram, nossa q alivio tirar eles dessa enrascada!
entao entramos todos no micro-onibus e o safado do outro onibus nao nos esperou e partiu, deixando de novo a gente na escuridão...o que fazer numa situação dessas?
simples esperavamos passar um carro e "seguiamos o carro até onde podiamos e antes dele se afastar demais", e fizemos isso por um bom pedaço de chão até quando uma das brasileiras teve a ideia d sinalizar ajuda com o celular no fundo do onibus e acredite deu certo!!!
uma Kombi entendeu nosso recado em foi nossa luz por vários quilômetros, devemos muito a ela,
quando aproximamos de Manaus conseguimos finalmete ligar e assim combinamos de parar no próximo posta pra entrar num onibus decente, e quando entramos, sentimos que finalmente conseguimos voltar pra manaus, nãô a tempo dos espanhois verem o musical, mas para mim ainda dava pra eu tomar um bom banho e arrumar tudo para o aeroporto.
Acredite esse foi o melhor passeio pra mim, afinal ninguém esperava acontecer o que aconteceu, e se você for a presidente figueiredo, certefique se está tudo ok antes, não compre nada no mesmo dia, e faça tirolesa!, muito bacana, e se fizer cuidado pra nãõ macucar os pés descalços com as raízes das árvores, eu e um espanhol foi e garantimos que é o melhor do passeio!,
e outra coisa, não se meta em buracos pequenos de caverna se você não gosta de morcegos(como eu fiz).
E conheçam a Amazônia!...Vale a pena!!!

Um comentário:

Beatrix Kiddo! disse...

Cara, eu acho q vc deveria escrever com menos pressa.

Eu não sei se ria com o "todo mundo babado"(quem lê tdud? vai saber a referencia) ou se chorava com "cuja a esposa".

Erros de português a parte, caralhoooooooooooo eu tenho medo dos insetos de Vargem Grande, imagina os da Amazônia? quando tiver chegando a civilização p/aquelas bandas eu penso em ir p/ lá.
Cara, vcs parados num breu cheio de bicho sem luz...
ah eh mta coragem...

Bt, mesmo fazendo arquitetura está no grupo dos "safados"
hauhauahuahauhahauhauhuhuahuahauha

Beijos.