quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa do Mundo

Gosto dos dias da copa essencialmente pela sua alegria, gosto de olhar ruas enfeitadas, pessoas sorridentes nas esquinas vestindo as cores mais brasileiras.
Talvez nessa mesma copa nos esquecemos de nossos problemas, olhamos pra TV com orgulho e paixão, colecionamos coisas inúteis, (Como o Álbum da Copa, Vuvuzelas, buzinas e bandeiras), mas que nós gostamos (ou odiamos) tanto.
Estranho e bonito tanto esforço e tanta ação ao redor da copa, como que uma bola(a famosa Jabulani) somada a dois times de 11 jogadores possam motivar um bilhão de pessoas para acompanhar a Copa do Mundo.
Acima de tudo copa é esperança, seja na união dos sul-africanos pós-apartheid, seja na África como sede e se destacando, seja na retomada de uma Alemanha pós-nazismo, seja no tão sonhado desenvolvimento do Brasil, portador de um panteão de problemas, mas orgulhoso de seu futebol e que sabe de outras futuras virtudes, pois o que sempre deve estar presente é a esperança.
Bonita a torcida, a mobilização, torcedores rivais torcendo pro mesmo time.
Bonito ter teu país representado na copa e ainda poder se orgulhar disso.
Bonito sediar a copa e estar pertinho de tudo aquilo, de ver seu país e sua cidade mudar por conta disso, de ter o destaque internacional.
Ao mesmo tempo parece que o tempo parou enquanto o mundo gira ao nosso redor.
Tudo está ali, mas também não está, não tem como fugir para sempre.
Mesmo nesse mundinho á parte, às vezes não importa o resultado, não importa os erros de arbitragem, não importam as zebras, só importa aquele momento no final das contas, onde todos nos reunimos, confraternizamos, gritamos, choramos e explodimos de alegria, pois no final das contas isso é o que fica, a alegria.

Nenhum comentário: