quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Adeus Cine Paissandu


Neste Domingo passado, o bairro do flamengo perdeu um pólo cultural do bairro, o Cine Paissandu, um cinema com 450 lugares, na frente com poltronas de couro reclináveis e espaçosas e aos fundos um espaço separado para fumantes.
Seu repertório de filmes era bastante variado e oferecia uma opção a quem prestigiava filmes alternativos, europeus, nacionais, latino-americanos, orientais, para “fugir” dos tradicionais filmes hollywoodianos, que cada dia que passa se tornam mais desinteressantes com sua fórmula desgastada de produzir filmes.
Em seu ultimo fim de semana foi exibido um festival de filmes clássicos ao simbólico valor de um real, e foi a ultima oportunidade de muitos de prestigiar um cinema histórico do bairro, e foi no meio dessas circunstancia, que eu me encontrei nessa frente de protesto do Cine Paissandu, já que não podemos perder espaços de cultura como este.
Muitos podem até pensar que era estupidez, mas eu fui em seis filmes nos últimos dias do Paissandu, e inclusive queria ter visto mais...mas fui surpreendido positivamente, o cinema lotou todas as sessões as 14 horas de domingo.
O que me deixou mais irritado é a possibilidade deste espaço de cinema poder virar mais uma igreja evangélica, e fico chocado como os seguidores desta igreja em especial estarem absolutamente alienados em uma igreja capitalista.
ESPAÇOS CULTURAIS DEVEM PERMECER CULTURAIS, CASO CONTRÁRIO, A CIDADE PERDE CULTURA.
Ao menos o cinema recebeu apoio de muitos moradores do Flamengo, inclusive de uma vereadora que lançou uma lei para proteger este espaço e recebeu milhares de assinaturas (ótimo também para campanha dela), mas eu achei nobre da parte dela.
Assim termino minha singela homenagem a um ícone do bairro da Flamengo no Rio de Janeiro, que surgiu nos anos 60 e formou uma geração de intelectuais, ou pseudo – intelectuais que se denominava Geração Paissandu, que após as sessões se reuniam nos bares da região para discutir os grandes filmes assim como todos os assuntos que rodeavam estes filmes.
ADEUS CINE PAISSANDU, que esta não seja uma despedida oficial, mas somente um recomeço, mesmo não sendo um autentico freqüentador, tendo me mudado faz apenas um mês, sinto com esta perda.

Um comentário:

helo disse...

È uma pena uma perda cultural como essa, pena tbm da da ignorancia das pessoas que nao sabem valorizar um patrimonio publico, ou apena um simples lugar popular, agravel de se frequentar. Cara, colocar uma igreja evangelica ainda no lugar.. pqp.. .Nao tenho preconceito ate respeito quem é, mas ou eles tao disseminando no mundo!!! o brasil vai virar uma enorme igreja evangelica!!! de ponde esse povo tira grana! \(do povo/ rs) . òtima a sua colocaçao daniel! Por mais que arquitetos, artistas, medicos, pessoas comuns ... valorizem um espaço como esse , ainda dependemos de um governo pelego, que nao sabe conservar lugares como esse e que abrem bracha pra esses oportunistas que nao se importam com o lugar que estao construindo, se aderindo a essa maldita esse maldito mercado imobiliario.;(
nossa eh de se revoltar...